Quem sou eu

Minha foto
Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil
Médico, formado em Curitiba - PR, Especialista em Clinica Medica, Atendendo area Pediatrica ha 25 anos, Especialista em Medicina do Trabalho, Medicina Forense, pós graduação nas áreas de Cardiologia e Medicina Tropical.

Doenças Raras


Caroli: Fígado doente:
Doença hereditária rara, que ataca o fígado e recebe o nome do médico francês Jcques Caroli, que a descobriu em 1958. É uma doença caracterizada pela dilatação dos canais que transportam a bílis, a qual provoca dor, devido à inflamação desses mesmos canais. Pode produzir cálculos e infecção, além de poder estar associada à fibrose hepática congênita, que é uma forma mais grave da doença.
A doença pode manifestar-se em qualquer época da vida e pode afetar vários membros da família, mas herda-se de forma recessiva, o que significa que tanto o pai quanto a mãe tem que ser portador do gene alterado.

O tratamento envolve a toma de antibióticos, cirurgia para eliminação dos cálculos e caso da doença afetar um só lóbulo do fígado a extração pode ser necessária bem como um transplate em alguns casos.

Sintomas

■Dor agúda por inflamação dos canais biliares e presença de cálculos;
■Icterícia;
■Febre;
■Dor abdominal;
■Ardor generalizado;
■Crescimento do fígado.



Buerger: O mal das pernas cansadas

A doença de Buerguer é um tipo de trombose inflamatória que afeta basicamente as artérias e as veias das pernas e dos braços, e devido à redução do fluxo sanguíneo as dores nas extremidades são inevitáveis.
Embora não exista defnida ainda um causa, alguns estudos relacionam a doença de Buerger com a inalação das toxinas do cigarro. Afeta tanto homens quanto mulheres, e a idade mais frequente de aparecimento da doença é entre os 20 e os 45 anos.
O tratamento visa reduzir as diferentes complicações associadas à trombose. Reduzir o peso e deixar de fumar são atitudes inteligentes por parte dos doentes.

Os sintomas são:

■Dores, cãibras ou fadiga nos pés e nas mãos;
■Pés e tornozelos inchados;
■Mãos e pés frios;
■Alterações da pele nas zonas afetadas com formação de úlceras;
■Variações na coloração da pele.














2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa dr. becker, nada pior que a dúvida ou mesmo a falta de conhecimento.

Anônimo disse...

Maravilhosa iniciativa, assim se mostra o verdadeiro médico, servir sem olhar a quem.